Qual a protese dentaria ideal
A protese dentaria pode ser crucial para a sua saúde. Você provavelmente já ouviu que "a saúde começa pela boca", essa frase diz respeito ao que ingerimos e também à nossa saúde bucal. Isso porque a saúde do nosso corpo depende de comermos bem e de maneira correta, mas essa tarefa fica bem mais complicada se seus dentes estão comprometidos.
Escovar os dentes após cada refeição, usar fio dental, enxaguante bucal e consultar um dentista regularmente são alguma das maneiras de garantir um sorriso saudável por mais tempo. Mas as vezes, mesmo tendo essa cautela, algumas pessoas acabam enfrentando problemas e sofrendo com a perca de alguns, ou até de todos os seus dentes, situação que causa problemas não apenas estéticos, mas também alimentares, se não for resolvido o quanto antes.
Tipos de Protese dentaria
Pra resolver esse problema, os dentistas utilizam a protese dentaria, uma ferramenta odontológica que substitui os dentes naturais e permite que o paciente volte a ter uma vida normal, sem complicações por conta da falta de alguns ou mesmo de todos os dentes.
Mas a perda dentária pode ter origens diversas, desde uma simples falta de nutrientes que não foi diagnosticada e tratada a tempo, até algum problema de saúde mais sério que faça com que eles fiquem mais frágeis, até o uso de medicamentos que enfraquecem os dentes sem acompanhamento correto com médicos. E pra cada situação a perda dos dentes ocorre de uma forma, e a protese dentaria deve ser de um tipo. Entre os tipos de protese dentaria estão:
- Protese dentaria total removível - pode ser removida pelo usuário, e é feita para quem perdeu todos os dentes;
- Protese dentaria parcial removível - como anterior, mas para quem perdeu apenas alguns dentes;
- Prótese flexível - é mais maleável que as comuns;
- Prótese fixa - não pode ser removida pelo usuário.
Material da protese dentaria
A protese dentaria pode ser feita de diversos materiais, as mais populares são as feitas de acrilico, mas exitem as de silicone e as de porcelana, por exemplo. Cada uma delas tem suas vantagens especificas que devem ser levadas em consideração pelo paciente e pelo dentista na hora da escolha.