O que é a prótese de língua

A prótese de língua é um dispositivo ortodôntico pouco conhecido por pessoas que não trabalham na área odontológica, muitas nem mesmo tem conhecimento de que esse tipo de prótese exista, mas ela não apenas existe como é crucial para quem por algum motivo perdeu a língua.

Para muita gente parece estranha a possibilidade de perder a própria língua, mas esse problema apesar de não ser tão comum como a perda de dentes, por exemplo, acontece com algumas pessoas, um dos principais motivos que levam a isso são o desenvolvimento de câncer de boca, que as vezes torna necessário o procedimento de glossotomia total, que é a remoção total da língua do paciente. Geralmente essa remoção é importante para evitar que o câncer se espalhe por outras partes da boca.

Vantagens de colocar prótese de língua

Colocar uma prótese de língua é uma experiencia pela qual poucas pessoas passam, pois felizmente não é tão comum. Mas quem precisou fazer a remoção total dela, precisa fazer a recolocação por meio de uma prótese de língua, já que ela tem um papel fundamental em algumas de nossas atividades mais corriqueiras como a alimentação e a comunicação. Além disso, optar por não colocá-la pode gerar problemas maiores para o paciente, como até mesmo a deformação da boca, por outras partes ficarem sobrecarregadas por desenvolver a função da língua. Entre as vantagens de colocar a prótese de língua está:

  • Mastigação - a língua tem papel essencial na mastigação, ao colocar a prótese o paciente volta a ter uma masticação de qualidade;
  • Deglutição - o processo de engolir alimentos também conta com o trabalho da língua ou da prótese de língua;
  • Fala - a capacidade de comunicação também é restaurada com a colocação do dispositivo;
  • Estética - embora a língua fique dentro da boca, a falta dela se faz visível ao falar, por exemplo. A prótese de língua disfarça isso.

Quem coloca a prótese de língua

O diagnóstico que dirá que você vai precisar de uma prótese de língua será feito por um dentista especializado em prótese, que é quem também desenvolve a prótese conforme a sua necessidade e a anatomia da sua boca e realiza a colocação da mesma.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese de língua: